top of page

Férias do Studio K: 5 erros para não cometer em suas fotos de viagem

Foto do escritor: Kathlein RibeiroKathlein Ribeiro

Usina Hidrelétrica de Itaipu - Foz do Iguaçu. Foto: @deoli.foto

Pode-se dizer que o amor de muitos pela fotografia surge durante as viagens, pois é a oportunidade perfeita para eternizar momentos únicos, além de liberar o fotógrafo amador que há dentro de quase todo nós. Entretanto, chega um momento que o viajante deseja aprimorar esses registros, ainda mais se tratando de um destino que não tem a intenção de retornar.


Hoje o Studio K separou alguns dos principais erros cometidos durante a prática de fotografia em viagens, e vamos usar como exemplos positivos algumas imagens que capturamos no decorrer da nossa última viagem de férias na tríplice fronteira: Brasil, Paraguai e Argentina.


1- Não se planejar com antecedência

Se a viagem já tem data marcada, pesquise antecipadamente pela localização dos pontos turísticos que irá visitar. Pegue referências de fotos de outros viajantes, pois se houver a necessidade de investir em apetrechos para capturar determinada imagem, você terá tempo hábil de fazer isso.


Esta imagem das Cataratas do Iguaçu, por exemplo, só foi possível captura-la depois de adquirirmos o filtro ND2-ND32 True Color da K&F Concept, e chegou um dia antes de fazermos as malas.

Cataratas do Iguaçu - Foz do Iguaçu. Fotos: @deoli.foto

2- Falta de paciência

Viajar é maravilhoso, mas muita gente não espera pelo momento ideal de tirar uma fotografia, ou desiste de fazer aquela imagem por não aguardar pelas melhores condições. Nas fotos abaixo, levamos mais de uma hora na fila para fazermos, parece uma bobagem, mas se eu voltasse para casa sem registrar uma foto na icônica placa do marco das três fronteiras, certamente me frustraria.

 Marco das três fronteiras - Foz do Iguaçu. Fotos: @kathleinrs @deoli.foto

3- Esquecer de se incluir nas fotos

Acredite, quem está com a câmera nas mãos, muitas vezes no calor do momento, pode esquecer de se incluir nas fotografias. O resultado, acaba sendo voltar para casa com inúmeras imagens estilo cartão postal. Sempre que possível coloque-se no cenário, mesmo que o foco não esteja em você.


Ruínas de San Ignácio Mini - Argentina. Foto: @deoli.foto

4- Deixar de registar uma foto por timidez

Repita comigo: Ninguém tem nada com a minha vida! Desde que você respeite as regras comportamentais de cada lugar, dificilmente terá problemas em registrar fotos mais espontâneas e divertidas. Não deixe de executar uma ideia genial por medo do que as pessoas vão pensar, principalmente se não pretende retornar aquele local.


Templo Budista Chen Tien - Foz do Iguaçu. Fotos: @kathleinrs @deoli.foto

5- Não ter noções de enquadramento

Observe com atenção tudo que aparece no visor da sua câmera, dependendo do seu enquadramento, não há Photoshop que corrija algo indesejado. Uma das regras de composição mais básicas é a regra dos terços, que consiste em posicionar o assunto na terça parte esquerda ou direita de uma imagem, deixando os outros dois terços mais abertos. Geralmente, isso garante fotos mais atraentes e harmônicas.


 Usina Hidrelétrica de Itaipu - Foz do Iguaçu. Foto: @deoli.foto

Se você não possui uma câmera profissional, saiba que todas as dicas vão valer igual! Não subestime a fotografia pelo celular, com ela é possível obter resultados incríveis e a tecnologia de muitos smartphones não te deixam na mão.


Lembre-se, o mais importante é aproveitar a viagem. Use a fotografia como uma maneira de contar sua história e reviver esses momentos especiais.



63 visualizações0 comentário

Комментарии


Contatos

R, Dr. Ari Teixeira da Costa, 456, Centro - Vespasiano.

Tel: (31) 99338-2028

  • Ícone do Instagram Preto
  • LinkedIn
  • Ícone do Pinterest Preto
  • TikTok
  • Deezer

© 2023 por Studio K - Fotografia e Design

44.884.170/0001-51 Todos os direitos reservados. 

Obrigada pelo envio! Em breve responderemos seu contato.

bottom of page